Os sabores da culinária Árabe

Destacam-se ainda alguns produtos da culinária árabe, que não são comuns em nossas cozinhas, mas  que são extremamente apreciados no Oriente:
clip_image001[9]
ALMÍSCAR , Misque (Miski ou Mistika):
Espécie de resina vegetal de cor clara originária da árvore Pistacchia lenticus, de sabor forte e muito utilizada para aromatizar doces e bebidas. É um aromatizante usado em muitas receitas árabes, vendido normalmente na forma de pequenos cristais de cor branca ou amarelada,que devem ser trituradas para compor os pratos. Pode ser encontrado em lojas de especialidades árabes.

clip_image001[10]
ÁGUA DE FLOR DE LARANJEIRA (MAÉ ZAHAR)
Essência típica da culinária sírio-libanesa, é utilizada para aromatizar vários doces,como o roz bhalib (creme de arroz e leite).

clip_image002[4]
ÁGUA DE ROSAS (MA'WARD)
Líquido bastante perfumado, extraídos de rosas e utilizados em doces e caldas.


clip_image004clip_image005
CARDAMOMO (HÂL)
Sementes utilizadas secas no café.O cardamomo  é uma especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante, levemente parecido com o limão. No mundo árabe, estas sementes são companhia inseparável do café.O café árabe não é coado, espera-se a borra sentar no fundo para servir. O truque é abrir a cápsula onde estão as sementes momentos antes de adicioná-las à bebida para preservar o seu aroma, que se perde rapidamente. O cardamomo vem de uma planta originária de Malabar, no sudoeste da Índia, e seus frutos contém cápsulas alongadas ou redondas que protegem cerca de 20 sementes.
Mesmo sendo desconhecida no Brasil, a especiaria é amplamente utilizada na gastronomia indiana, árabe e chinesa. Os melhores frutos são os provenientes da Índia e da Guatemala. Mas, atenção: trata-se de uma das especiarias mais caras da cozinha, ao lado do açafrão e da baunilha.

clip_image006
ESSÊNCIA DE ROMÃ (DIBS RUMMAN)
Xarope de suco de romã, utilizado em substituição ao limão.


clip_image003[6]
PISTACHE
O pistache ou pistáchio (Pistacia vera) pertence a família da Anacardiaceae e gênero Pistacia. Tanto a árvore quanto o fruto seco verde possuem essa denominação. É uma árvore de folha caduca e pequena (5 a 7 m de altura, e que tende a inclinar-se) com folhas pinadas dióicas, nativa do sudoeste asiático (Ásia Menor, Irão, Síria e Palestina),É uma castanha com semente verde-clara, comum no Mediterrâneo, é empregada em doces e pratos salgados.
Geralmente, quanto mais escura a tonalidade do verde, amis apreciado são suas sementes.
Sua Historia sempre esteve ligada ao luxo e requinte. Nos relatos antigos era considerado um fino aperitivo e muito apreciado entre os nobres. Evidencias arqueológicas na Turquia e na Síria mostram que as sementes do pistache eram usadas como alimento desde 7000 a.C..
Os faraós do antigo Egito adoravam usar um perfume chamado Kyphi. O historiador grego Plutarco dizia que ele tinha o poder de relaxar e trazer bons sonhos. Uma curiosidade era a presença do pistache como ingrediente do tal perfume. Já Sheba, rainha da Assíria, monopolizou toda sua produção para seu prazer e a de seus admiradores. Outras lendas diziam que os amantes encontravam-se a luz do luar, embaixo das arvores, só para escutarem o estalo dos pistaches, pois acreditavam que dava sorte.
Na Itália, chamado de pistacchino, o nobre alimento foi introduzido pelos sírios no inicio do século I. A partir dai seu cultivo disseminou-se para outros países do Mediterrâneo.
Rico em lipídios e minerais, o pistache contem fibras, proteínas, vitaminas, além de poliinsaturados. Ele pode ser encontrados em delicatessens e casas especializadas em alimentos de culinária árabe, pois não é cultivado no Brasil. Entre os maiores produtores encontram-se o Irã e a Turquia, seguidos da Síria, Índia e Grécia.
De sabor suave e delicado o pistache pode ser servido como aperitivo antes das refeições.
O pistache oferece  vitamina B6. Esse nutriente ajuda na formação de neurotransmissores como a serotonina, que só traz bem-estar. O ideal é consumir 1,3 miligrama por dia.

clip_image004
SNOUBAR
Sementes de uma espécie de de pinheiro, Pinus pinea, nativo da região do Mediterrâneo. É conhecido também como pignoli e usado no preparo de massas, esfihas, charutos recheados, coalhadas e algumas sobremesas. A árvore precisa de cem anos para começar sua produção. Usado em ocasiões festivas nos recheios e decorações de pratos.


clip_image005[4]
SUMMAC (RHUS CORIORIA)
Pó vermelho e ácido extraído das frutas da planta sumagre. Acelga recheada e tabule são alguns dos pratos preparados com este tempero. Sumak (Rhus corioria)
Também conhecido como sumac ou sumagre, este pó tem gosto ácido de fruta silvestre. Vem das folhas vermelhas de um arbusto que cresce nas montanhas do Líbano. Enquanto no Ocidente é considerada apenas ornamental, os cozinheiros do Oriente Médio usam muito as espigas que a planta produz. Por ser amarga, foi usada pelos romanos antes de os limões terem chegado à Europa. É usada para temperar saladas e pastas, só para pratos frios por ter o gosto parecido com o do limão. Misturada com iogurte e ervas, tem um sabor leve e refrescante. Se misturada com azeite, pode servido com pão como aperitivo. É um dos ingredientes do zahtar.

clip_image006[4]
TAHINE
Pasta espessa feita com sementes de gergelim, utilizada na culinária do Oriente Médio. É empregada como tempero, em molhos, pastas e doces.Ele pode ser comprado fresco, enlatado, em jarra ou desidratado. Existem duas variedades de tahine: feita com sementes descascadas de gergelim ou sementes integrais (não-descascadas). Este último é bastante mais amargo, mas em compensação, possui maior quantidade de vitaminas, cálcio e proteínas.Para quem não conhece, o Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização.Uma pasta feita com gergelim, rica em cálcio, proteínas e vitaminas.
Fontes: Brasserie Victória e Comunidade Sírio-Libanesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário